Lean Construction: a filosofia da produção enxuta na construção

Lean Construction: a filosofia da produção enxuta na construção

Notícias da Produttare

Executar obras com maior produtividade de mão de obra e com uma maior eficiência na utilização de equipamentos, entregá-las em um prazo menor, com redução de custos, eliminação de desperdícios, atendendo aos princípios da segurança do trabalho, ergonomia, sustentabilidade e, ainda, com um padrão de qualidade superior são os desafios da construção civil contemporânea em todos os níveis, portes e fins. Tais desafios são potencializados em tempos de crise e pandemia. 

E é com o foco na superação deles que o Lean Construction se posiciona como solução emergente em construções residenciais, comerciais e industriais, obras de infraestrutura, sistemas de armazenagem, hospitais, energia, saneamento, além de projetos do tipo EPC (sigla em inglês para Engenharia, Gestão de Compras e Construção), montagem de grandes equipamentos em campo, plantas de unidades fabris e reforma de unidades industriais (Revamp).

"O Lean Construction possibilita a execução de obras mais rápidas, mais baratas, com menos recursos, mais sustentáveis e com maior qualidade na entrega final", explica Eduardo Oliveira, sócio-diretor da Produttare Lean Construction.

A concepção do Lean Construction tem como origem o Sistema Toyota de Produção. A filosofia de produção enxuta dentro dos ambientes de construção promove a racionalização de recursos e a melhora na produtividade, consequentemente a redução dos custos e dos prazos de execução.

“No contexto desafiador da crise provocada pela pandemia, os benefícios da adoção dessa metodologia, sob a perspectiva da necessária retomada econômica que precisará se constituir, são enormes, diria que essenciais”, defende Eduardo. “As empresas precisam melhorar a produtividade para reduzirem os impactos financeiros causados pela pandemia. No caso de obras, a implantação do Lean Construction é a forma mais barata de se alcançar isso, pois não são necessários altos investimentos e os resultados são rápidos e visíveis”.

Autor do livro “Lean Construction: O Princípio do TAKT”, Eduardo destaca também que os temas sustentabilidade e desenvolvimento sustentável, que crescem como necessidades nas corporações, operações e em obras, têm a Construção Enxuta como ferramenta. “O Lean Construction é a direção à sustentabilidade, pois através de metodologias específicas, auxilia na redução de lead time da obra (prazo) e redução de desperdícios de materiais, recursos humanos e de equipamentos, tornando as demandas ecologicamente corretas e financeiramente viáveis”, argumenta.

Em obras de infraestrutura pública um dos grandes gargalos do nosso país , o Lean Construction é o caminho para que entregas custem menos aos cofres públicos, sejam de fato efetivas e finalizadas o quanto antes, de forma que a sociedade usufrua de seus benefícios e o país se desenvolva plenamente. “A sociedade paga menos e a gente consegue desenvolver o país de uma forma mais adequada, sustentável e rápida, que é o que precisamos hoje no Brasil”, finaliza.

 

Produttare potencializa atuação em Lean Construction

Orientada pelo seu propósito de oferecer inteligência e contribuir ao desenvolvimento sustentável do país, a Produttare tem operado projetos junto à companhias de engenharia e obras de infraestrutura essenciais. Entre os trabalhos, destacam-se rodovias importantes em Santa Catarina, linhas de transmissão de energia em Sergipe e Santa Catarina, saneamento básico em São Paulo e do BRT de Salvador, na Bahia.

“Nosso modelo de produção para a indústria de construção civil e infraestrutura utiliza as melhores práticas do Lean, da Teoria das Restrições, do TPM, entre outras escolas”, comenta Ivan De Pellegrin, sócio-diretor da Produttare. “Temos alcançado patamares superiores de performance, ao passo que nossos clientes alcançam a liderança em competitividade de seus mercados”, complementa.

Atualmente, a consultoria opera também em projetos de sistemas de armazenamento de grãos em Minas Gerais e Tocantins, e linhas de transmissão de energia que vão de Cachoeira Paulista (SP) até Estreito (MG).

 

Conteúdos exclusivos sobre Lean Construction

Aproveite e ouça o podcast sobre Lean Construction, onde Eduardo e Ivan conversam sobre o tema, explorando os conceitos da metodologia, suas origens e resultados obtidos.

Recomendamos também o webinar Lean Construction – Desafios e oportunidades diante da pandemia, disponível no canal da Produttare no Youtube.

chamar no WhatsApp
chamar no WhatsApp
Comercial Produttare www.produttare.com.br Online
Fale com a gente pelo WhatsApp
×