Transformando Serviços com IoT: case Mayekawa 4.0

Transformando Serviços com IoT: case Mayekawa 4.0

Blog da Produttare

A Mayekawa, empresa multinacional japonesa, vem aperfeiçoando seus serviços de monitoramento on-line. No último ano, desenvolveu uma plataforma Internet of Things (IoT) exclusiva: a Mayekawa 4.0.

Neste vídeo, Cecílio Duarte e Jair Pavan Júnior, responsáveis pelo desenvolvimento, apresentam as dificuldades que motivaram a criação da plataforma e demonstram a operação da mesma.

A plataforma IoT consiste em captar dados de maneira digital para solução de problemas ligados à manufatura. Com o engajamento dos clientes, proporciona uma melhor experiência ao consumidor, elevando a competitividade do negócio.

Este vídeo foi extraído do evento on-line "Transformando Serviços com IoT - Caso de Manutenção Preditiva de Compressores da Mayekawa". Clique aqui para assistir o webinar na íntegra. 

A empresa

A Mayekawa é líder no segmento de refrigeração industrial, presente em mais de 20 países e atuante no mercado brasileiro há 50 anos.

O grupo Mayekawa, por meio do conhecimento e experiência em refrigeração industrial, proporciona aos seus clientes, soluções como a redução no consumo de energia e a conservação de água, buscando uma evolução tecnológica constante e respeitando o meio ambiente, atuando em diversos segmentos produtivos, como alimentos, bebidas, química e petroquímica.

 

Dificuldades e desafios da Mayekawa

A equipe da Mayekawa identificou algumas dificuldades dos clientes que a desafiaram a evoluir.

Nos trabalhos que o cliente desenvolve com o equipamento Mayekawa, e no desenvolvimento do projeto, percebeu-se que os mesmos enfrentavam dificuldades no atendimento, por conta da complexidade na operação.

Assim, surgiu o primeiro desafio da empresa: dar suporte ao cliente nas operações com o equipamento.

Devido à localização geográfica dos clientes, os custos de deslocamento e viagens estavam elevados. Com isso, a equipe tinha o desafio de realizar a gestão dos ativos Mayekawa nos clientes, por meio de acesso remoto e monitoramento 24 horas.

Para auxiliar o cliente na gestão dos compressores, a equipe precisava dar suporte na elaboração do budget para manutenção, fornecendo o monitoramento e informando ao cliente quando seria necessária uma intervenção.

Outro desafio era o desperdício com custo energético de equipamentos, por operar fora dos parâmetros.

Para auxiliar os clientes nestes desafios e melhorar a experiência dos mesmos, a equipe da Mayekawa precisaria:

  •       Digitalizar o processo;
  •       Analisar a vibração on-line dos compressores;
  •       Acessar remotamente os painéis microprocessados (atualmente todos equipamentos já saem com esse recurso);
  •       Acessar remotamente o sistema de supervisão.

 

O desenvolvimento da plataforma IoT Mayekawa 4.0

A Mayekawa trabalha há alguns anos com serviços on-line, como monitoramento e análise de vibração de forma remota. Com isso, decidiram criar um ambiente digital que permitisse unificar todos os tipos de serviços oferecidos em uma plataforma IoT.

O time da Mayekawa pesquisou possíveis fornecedores para a plataforma, mas não encontrou alguma que conseguisse entregar a qualidade e os requisitos desejados, e que ainda fosse voltada aos compressores.

Essa dificuldade fez com que a empresa buscasse um desenvolvimento próprio. Durante algum tempo, a companhia tentou utilizar alguns produtos existentes no mercado, que envolvessem armazenagem em nuvem. Porém, encontraram bastante dificuldade, uma vez que a equipe tem experiência na área de automação e manutenção, mas não na área de desenvolvimento. Foi então que encontrou a líder no mercado de soluções deste nível. Com o Cumulocity IoT da Software Ag, foi possível desenvolver um produto exclusivo e customizado de acordo com as necessidades da empresa, com todas as funcionalidades dentro da plataforma.

De simples otimização, a plataforma possibilita que qualquer pessoa da área de automação e manutenção consiga desenvolver uma solução robusta de forma fácil, até mesmo em ambientes com elevada complexidade.

A aplicação da plataforma IoT Mayewaka 4.0

Em 2019, a Mayekawa desenvolveu sua plataforma IoT exclusiva: a Mayekawa 4.0. Uma plataforma de monitoramento on-line e IoT que intensifica ganhos operacionais por meio de um sistema de automação e gerenciamento à distância.

Utiliza-se do conceito IoT, ou seja, uma conexão de objetos físicos capaz de reunir e de transmitir dados, através da instalação do hardware e software no cliente, coletando dados e armazenando na nuvem por um ano.

Um analista analisa os dados de monitoramento de desvios contidos na nuvem e toma as ações necessárias para correção de problemas, agilizando o conserto.

Outra vantagem desta plataforma é que foi desenvolvida por profissionais conhecedores do sistema e acostumados a trabalhar no dia a dia, tornando-a fácil de configurar.

Visto que a plataforma foi desenvolvida pela equipe Mayekawa, é possível criar e mudar de acordo com a necessidade da empresa. Assim, a Mayekawa 4.0 é a melhor plataforma, melhor ferramenta IoT para gestão de manutenção dos equipamentos multinacional japonesa, garantindo a excelência.

A Mayekawa possui mais de 20 contratos de clientes que entregaram à companhia a gestão da manutenção dos equipamentos.

Os alarmes recentes são visualizados em uma tela dentro da plataforma, ressaltando os alarmes críticos.

Dependendo da importância dos dados, a coleta é realizada a cada 10 ou 30 segundos. Outros são coletados a cada 20 ou 30 minutos, sendo vistos na plataforma em formato gráfico, permitindo comparações de situações.

A plataforma pode ser acessada por qualquer browser. Com e-mail e senha, os clientes e técnicos têm acesso à plataforma de qualquer lugar.

É uma ferramenta que facilita a gestão das utilidades por parte do cliente, facilitando a operação e o suporte da manutenção, configurando em um suporte muito mais rápido.

Os gerentes de atividades e gerentes de produção têm acesso diariamente, conseguindo fazer todo gerenciamento, otimização e gestão da própria operação.

O IoT é muito utilizado na área produtiva, mas a Mayekawa mostra sua utilização também na área de manutenção e serviços, permitindo prestar um bom atendimento ao cliente, além de melhoria contínua nos produtos.

A Mayekawa disponibiliza os dados coletados para que o cliente incorpore no banco de dados visando uma utilização futura, avaliação de performance e análise de rendimento.

Para a equipe de analistas da Mayekawa, a plataforma permite uma comparação global dos dados, sendo possível avaliar o rendimento de diferentes compressores em diferentes clientes.

Visto que a empresa é global, é possível solicitar suporte da matriz quando um problema grave de difícil resolução aparecer. Através de um clique, é possível compartilhar informações com os engenheiros da matriz no Japão.

Apesar de possuir uma grande equipe para monitoramento, é impossível que consigam avaliar todos os dados coletados. Para isso foi desenvolvido um sistema que fizesse a pré-avaliação desses dados.

O sistema mapeia todos os dados que entram na plataforma, analisando os desvios padrões dos dados comparando o funcionamento atual com os padrões aceitáveis e de atenção, pré-estabelecidos no início do projeto.

Com isso, a equipe Mayekawa consegue analisar uma lista em ordem crescente dos clientes que possuem maior falhas ou desvios, resolvendo diariamente os possíveis problemas.

Como a plataforma IoT da Mayekawa é uma evolução contínua, assim como toda a tecnologia, a equipe está sempre evoluindo. Através de um encontro semanal, onde é feito um brainstorming, é analisada a plataforma e sugeridas novas ideias que podem agregar valor.

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