Ergonomia e Enriquecimento do Trabalho

Ergonomia e Enriquecimento do Trabalho

Blog da Produttare

A ergonomia no trabalho é um campo que busca trazer mais conforto, segurança e condições adequadas de atuação para um profissional em seu ambiente laboral. Para isso, práticas, conceitos, ferramentas e acessórios são propostos a fim de gerar qualidade de vida, satisfação e maior produtividade.  

O que é Qualidade de Vida?  

A qualidade de vida engloba as condições que representam questões relacionadas ao bem-estar físico e mental, a partir dos relacionamentos sociais, sejam em família, amigos e sociedade em geral, e que por consequência indicam o nível das condições básicas e suplementares à vida do ser humano. 

Para a Organização Mundial de Saúde (OMS), qualidade de vida pode ser definida como um grupo de fatores e percepções relacionados a cada indivíduo, tais como sonhos, padrões, objetivos, expectativas, pois como são seres isolados, cada um, com perspectivas diferentes. 

Qual o papel da Ergonomia na vida das pessoas? 

A ergonomia apresenta-se como um elemento facilitador ou mediador na transformação das necessidades dos usuários e funcionários em requisitos projetuais considerando questões como conforto, segurança e usabilidade. 

O que a Ergonomia tem a ver com a Qualidade de Vida no Trabalho? 

Quando a ergonomia é considerada no projeto de produtos, processos produtivos e ambientes, acaba garantindo menor gasto de energia (físico e mental), oportunizando tarefas mais adequadas às suas capacidades, potencializando o trabalho, garantindo, assim, uma maior qualidade de vida no trabalho. 

Ergonomia e Enriquecimento do trabalho 

O enriquecimento da tarefa de trabalho se opõe ao alargamento 

Quando falamos sobre ergonomia e enriquecimento do trabalho, a ergonomia vai contra o alargamento do trabalho. Mas o que seria este alargamento?   

Seriam tarefas sem mudanças de natureza, de complexidade semelhante ou pouco dinâmicas que não estimulam o funcionário.  

Já o enriquecimento é o incremento qualitativo do trabalho, de responsabilidades, autorrealização e chances de crescer. Exigindo novas competências do funcionário. Na prática, proporcionar a eles autocontrole, tarefas mais dinâmicas e postos de trabalho integrados. 

Como aplicar a ergonomia a rotina de trabalho?

O desafio está em estimular novas competências nos funcionários para que eles possam fazer atividades diferentes, mas adequando sempre tudo isso as suas capacidades. Fazer atividades diferentes durante sua jornada, mas que essas atividades não ultrapassem suas capacidades físicas e mentais. 

Quanto mais especialista for o funcionário mais rápido e eficiente ele será para o processo produtivo. A ergonomia não vai contra isso, ele vai contra o ritmo acelerado dessas atividades. Quando o funcionário fica especialista o sistema tende a incentivar que ele faça cada vez mais rápido as suas atividades, mas isso não pode extrapolar sua saúde do trabalho.  

Se por um acaso, a decisão for por simplificar as tarefas para que o cara possa fazer mais tarefas, ele não pode fazer isso por um tempo prolongado. Por isso, se criam os rodízios entre atividades diferentes para equilibrarmos. 

Um dos objetivos da ergonomia, normalmente, é atingido quando os funcionários podem realizar atividades diferentes ou compensando esforços durante a jornada de trabalho. 

Parâmetros de Ergonomia para melhora da qualidade de vida no trabalho 

Desenvolvimento de soluções a partir de princípios adequados de Ergonomia 

  • Características ambientais adequadas. 
  • Leiaute simples e dimensional eficaz. 
  • Compatibilização dos usuários extremos.  
  • Seleção e projeto de ferramentas.  
  • Ferramentas redutoras de sobrecargas 

Para concluir, tirando esse operador de uma esteira e realizando rodízios entre 3 ou 4 atividades dentro de sua célula de trabalho estaremos promovendo a qualidade de vida e o enriquecimento do trabalho através da ergonomia. E vale a pena lembrar que enquanto a ergonomia for vista como causa e efeito, não iremos muito longe ou, provavelmente, a lugar nenhum. 

chamar no WhatsApp
chamar no WhatsApp
Comercial Produttare www.produttare.com.br Online
Fale com a gente pelo WhatsApp
×