A gestão de custos em tempos de crise – Product Cost Management

A gestão de custos em tempos de crise – Product Cost Management

Blog da Produttare

A experiência da Produttare Consultoria mostra que, atualmente, 80% do tempo dos analistas/engenheiros de custos das organizações é utilizado para buscar, conferir e preparar dados, como atualização de cadastro dos produtos, revisão de roteiro, entre outros.

Entretanto, a principal agregação de valor de um analista de custeio é a identificação de oportunidades para a redução de custos e desperdícios dentro da empresa. Essas análises podem ser feitas através da simulação de cenários, porém dependem de três inputs do analista: (i) velocidade com que as informações chegam; (ii) precisão dos dados e (iii) confiabilidade.

Neste vídeo, Arthur Elter, Consultor de Custos e Product Cost da Produttare, apresenta a ferramenta Teamcenter Product Cost Management (Tc PCM) que permite a integração de dados das áreas da empresa, mantendo o sistema de custeio mais acurado e permitindo simulações de diferentes cenários.

Para que uma empresa possa manter um bom e acurado sistema de custeio, é fundamental não só uma boa ferramenta como também uma metodologia de custeio. Conheça os pilares e regras da implantação de uma metodologia de gestão de custos aqui.

O vídeo foi extraído do evento on-line "A Gestão dos Custos em tempos de crise", que trata sobre a importância de uma metodologia e de uma boa ferramenta para gestão de custos das empresas. Clique aqui para assistir ao webinar na íntegra.

 

Product Cost Management (PCM)

O Product Cost Management (PCM) é uma ferramenta de gestão de custos que possui cinco pilares, construindo o custo de maneira bottom-up, ou seja, levanta o custo exato da fábrica e leva para o custo do produto sem arredondar. Os cinco pilares são:

  • Dados do produto: o primeiro pilar busca os dados do produto como descrição, matéria-prima e todas as demais informações que podem vir de maneira automática de um PLM ou Software CAD;
  • Material: ao mesmo tempo que busca as informações de um software CAD, também busca dados do ERP, atualizando o custo real realizado por compras. Neste pilar pode ser detalhado também os desperdícios de matéria-prima;
  • Roteiros: neste pilar estão os tempos de setup, tempo de estoque. Também é permitido fazer simulações de cenários diferentes, analisando a troca de roteiro e a redução no custo que poderá gerar;
  • Indiretos: este pilar possui todos os custos com indiretos, desde o desenvolvimento, engenharia, PCP e almoxarifado;
  • Resultados: o principal diferencial da ferramenta está neste pilar, uma vez que é possível analisar os resultados em três formatos:
    • Break-down de custos: neste formato é possível analisar quais são os custos variáveis, custo padrão e qual a ineficiência detalhada, identificando se foi por setup, por ociosidade dos ativos ou outros. Podem ser analisados tanto um produto, ou uma família de produtos, quanto todo o portfólio;
    • Comparação de cenários: neste formato é analisado os impactos nos custos de cada produto a partir de simulações de cenários, como a redução de jornada de trabalho;
    • Análise de viabilidade: sabe-se que muitas empresas investem grandes quantias no processo de desenvolvimento dos produtos. Este recurso permite analisar e simular o custo de desenvolvimento no decorrer dos anos.

 

Análise de cenários possíveis com o PCM

Com o PCM, o analista poderá fazer diversas análises das quais normalmente não possui tempo para executar por estar sempre buscado informações.

É possível analisar onde será mais lucrativo produzir determinado produto, com análise make or buy (fazer ou comprar), escolher entre planta a, b ou c, identificar a melhor origem da matéria-prima ou, então, optar pelo fornecedor a ou b.

Também pode-se analisar alternativas técnicas como, por exemplo, qual seria o ganho financeiro ao melhorar a eficiência dos equipamentos através da redução de desperdício, implantar a Troca Rápida de Ferramenta (TRF), redefinir parâmetros de processo ou reduzir tempos de ciclo.

Por fim, podem ser analisado cenários de negócios, simulando volumes de produção, taxa de câmbio, taxa de descontos, inflação em matéria-prima, modelo de turnos entre outros.

chamar no WhatsApp
chamar no WhatsApp
Comercial Produttare www.produttare.com.br Online
Fale com a gente pelo WhatsApp
×