Produttare finaliza projeto de Implantação da Manutenção Produtiva Total em indústria de autopeças líder de mercado

Produttare finaliza projeto de Implantação da Manutenção Produtiva Total em indústria de autopeças líder de mercado

Notícias da Produttare

A Produttare concluiu, no mês de junho de 2016, um projeto de implantação do método da Manutenção Produtiva Total (Total Productivity Maintenance – TPM) em indústria de autopeças líder de mercado no país.

Os principais resultados obtidos foram:


a) aumento da Eficiência Global dos Equipamentos (OEE), através da redução de paradas por manutenção;


b) aumento da vida útil dos ativos (máquinas, equipamentos e infraestrutura), reduzindo a necessidade de investimentos;


c) redução de custos de fabricação através da implantação de estrutura otimizada de manutenção – no que tange a atendimento e qualidade da manutenção;


d) introdução de cultura de gestão na empresa que visa preservar a condição operacional dos postos de trabalho, pela mudança da mentalidade dos operadores por meio das atividades da metodologia TPM.

O TPM tem como objetivo gerir o processo produtivo, manter os equipamentos operando e, consequentemente, aumentar o rendimento operacional destes.

Possui um indicador de eficiência operacional, chamado de Índice de Rendimento Operacional Global (IROG), utilizado para calcular a eficiência do posto de trabalho.


A adoção do IROG - e principalmente a melhoria do mesmo - pressupõe uma ação integrada entre os profissionais responsáveis pela produção, manutenção em seu sentido estrito, qualidade, processo, grupos de melhorias de troca rápida de ferramentas, entre outros.

chamar no WhatsApp
chamar no WhatsApp
Comercial Produttare www.produttare.com.br Online
Fale com a gente pelo WhatsApp
×