Como definir metas de eficiência para cada grupo de máquinas

Como definir metas de eficiência para cada grupo de máquinas

Blog da Produttare

Neste vídeo, Junico Antunes, CEO da Produttare, explica como definir metas para os indicadores de eficiência, como IROG e OEE, para empresas que possuem diferentes grupos de máquinas no mesmo processo produtivo.

A produtividade de uma máquina está diretamente relacionada ao seu tipo, como, por exemplo, injetoras, fresas ou prensas, mix de produtos, número de setups realizados, entre outros. 

No vídeo é apresentada uma análise entre a eficiência ideal descrita na teoria e o que acontece na prática, para que seja definida com sabedoria a meta de eficiência para cada grupo de máquinas diferentes.

Meta universal de eficiência ideal

Com base no indicador usualmente utilizado pela Total Productive Management (TPM), Nakajima afirma que a meta ideal para a eficiência das máquinas é de 85%. 

Entretanto, é preciso analisar se este número deve ser universal para o processo produtivo e para todos os diferentes tipos de máquinas.

Para equipamentos automatizados como injetoras, fresas e lasers, que são dedicados a um único produto ou a uma pequena variedade de produtos, possuindo, portanto, poucas ou nenhuma troca de ferramentas, e se encontram em boas condições de manutenção, pode-se chegar à uma eficiência igual ou superior a 85%. 

Contudo, em máquinas como prensas e dobradeiras, que possuem grande variedade de produtos com lotes de fabricação pequenos, é difícil atingir a meta de 85% de eficiência operacional. 

Isso significa que deverão ser adotados indicadores compatíveis, utilizando-se métodos como a Gestão do Posto de Trabalho - GPT.

Diferenciando um grupo de máquinas

Junico esclarece que, a partir de pesquisa realizada na base de dados da eFact, empresa integrante do Grupo Produttare, e que realiza o monitoramento de mais de 3 mil máquinas de diferentes tipos, em empresas de diversos segmentos industriais, pôde-se constatar que a eficiência varia de acordo com cada grupo de máquina, em função das características dos processos produtivos, mesmo em máquinas semelhantes.   

Observa-se que, de acordo com o tipo de máquina, como prensas, tornos e serras, a produtividade varia. Também pode variar de acordo com o mix de produtos ou o número de setups realizados no dia.

Assim, máquinas diferentes, com situações distintas sob o ponto de vista técnico e da utilização, e que possuem diferença na variedade de produtos, deverão constituir grupos de máquinas diferentes e, consequentemente, terem metas distintas definidas

Definindo a meta ideal para cada grupo de máquinas

Com base no banco de dados da eFact, bem como em experiências práticas, para cada grupo de máquinas deve-se definir metas de eficiência diferentes, ao longo do tempo específico para cada grupo, criando-se uma jornada coerente a partir da utilização de metodologias robustas.

Cada empresa deverá estipular metas para cada grupo de máquinas, de acordo com a realidade praticada no seu dia a dia, levando em consideração o histórico da máquina, o mix de produtos e os objetivos da organização.

Tendo em vista as diferenças entre os grupos de máquinas, é necessário definir metas realistas para cada um, com o objetivo de evitar que operadores, líderes e gerentes sintam-se frustrados com os resultados obtidos.

É importante ressaltar que, antes de realizar análise de novos investimentos, deve-se buscar melhorias para o alcance das metas, elevando-se a utilização dos ativos com metas realistas, sem a realização de investimentos significativos.

chamar no WhatsApp
chamar no WhatsApp
Comercial Produttare www.produttare.com.br Online
Fale com a gente pelo WhatsApp
×