Como construir seu próprio modelo de sistema de produção

Como construir seu próprio modelo de sistema de produção

Blog da Produttare

Diversos sistemas de produção e ferramentas para auxiliar na gestão das organizações são encontrados na literatura. No entanto, é necessário adaptá-las cada uma à sua realidade.

André Dupont, sócio-consultor da Produttare, faz uma reflexão dos elementos que influenciam na construção de um modelo de sistema de produção das organizações e como construir um modelo ou aperfeiçoar o que elas já possuem.

Este vídeo foi extraído do evento on-line “Modelos de Produção vs Produção de Modelos – Vantagem competitiva se constrói, não se copia” onde é discutido o conhecimento acumulado pela Produttare em Sistemas de Produção. Clique aqui para assistir ao evento na íntegra.

 

Elementos que influenciam na construção do modelo de sistema de produção

Um dos elementos que podem influenciar na construção de um sistema de produção é a cultura da empresa. Mas muitas vezes surge a dúvida se é a cultura da empresa que influencia o modelo de produção ou se é o modelo de produção que influencia a cultura da empresa.

Dupont explica que dependerá do aspecto temporal, ou seja, ao olhar para o momento atual, recomenda-se que a cultura da empresa seja considerada na construção do modelo de produção, aumentando as chances de sucesso. Por outro lado, ao analisar ao longo de um período de tempo, observa-se que as pessoas mudam na organização e, assim sendo, o modelo anteriormente estabelecido influenciará na cultura da empresa.

Buscando a origem dos procedimentos estabelecidos, constata-se que muitas pessoas não a conhecem e apenas reproduzem os procedimentos. Logo, em algum momento, o procedimento foi construído e ao longo do tempo foi influenciando a cultura da empresa.

Outro elemento muito importante na construção de um modelo de produção são as pessoas, visto que elas são responsáveis pelo elemento de mudança e sua condução.

Encontra-se na literatura e nas boas práticas da indústria diversos modelos de sistemas de produção, mas é a partir da realidade de cada empresa, da cultura e das pessoas, que deve ser construído o modelo de sistema de produção.

Veja aqui uma revisão de oito tipos de sistema de produção, apresentados pelo CEO da Produttare Junico Antunes.

 

Como construir um modelo de sistema de produção para a sua empresa?

Independentemente do nível de maturidade, toda e qualquer empresa possui seu modelo de sistema de produção, visto que ela faz a gestão da produtividade, da programação da produção, da qualidade e da manutenção, entre outros.

As técnicas, ferramentas e processos podem ser bem ou mal executados, mas existem nas organizações, porém, muitos deles, encontram-se desconectados do processo da empresa.

Ao pensar na construção de um modelo de sistema de produção, é necessário que se busque algo que reflita os processos do dia a dia da organização, revisando aqueles que são necessários, mas, principalmente, conectando-os e dando utilidade a cada um.

Embora existam diversos modelos teóricos, a organização que aplicar um modelo exatamente de acordo com sua teoria terá grandes chances de não atingir o sucesso, visto que tal modelo foi desenvolvido num ambiente com características diferentes da sua.

Para a construção do seu modelo de sistema de produção, a organização deve levar em consideração as suas características, como traços culturais e técnicos, tipo de operação, mix de produtos e as relações com o mercado.

A organização precisa entender qual a percepção de valor do seu cliente, qual a vantagem competitiva que terá que desenvolver para manter ou melhorar o mercado que já tem ou para conquistar novos mercados.

Com esse entendimento interno e externo, a organização deverá analisar qual o que melhor poderá extrair de cada teoria, para conceber o seu próprio modelo de produção, podendo utilizar vários conceitos e ferramentas de vários modelos.

 

Como utilizar os modelos de produção para entregar o que o mercado deseja?

Um modelo de sistema de produção só existe por um motivo: atender ao mercado. Para isso, a empresa precisa entender o que faz com que o mercado compre o seu produto ao invés do concorrente.

A premissa inicial para construir um modelo de produção deve ser a de gerar resultado econômico-financeiro. A forma para fazer isso de maneira sustentável é entregando para o mercado a melhor opção de valor percebida por ele, de acordo com suas dimensões competitivas: tecnologia, qualidade, velocidade, prazo, flexibilidade e custo.

Para identificar se a organização está realmente conseguindo entregar mais valor dentro das dimensões competitivas desejadas, é necessário que o seu modelo seja medido por um sistema de indicadores.

Tendo como base os conceitos e pessoas qualificadas para gerenciar e conduzir o modelo de produção, este deve ser sustentado por processos bem definidos e estruturados e, caso surjam dúvidas no processo de gestão, é importante voltar à literatura clássica e revisar o modelo.

chamar no WhatsApp
chamar no WhatsApp
Comercial Produttare www.produttare.com.br Online
Fale com a gente pelo WhatsApp
×