O que é Supply Chain e como ele funciona nas empresas?

O que é Supply Chain e como ele funciona nas empresas?

Notícias da Produttare

Supply Chain, ou Supply Chain Management (SCM), traduzindo para português é a  Gestão de Cadeia de Suprimentos. A ideia surgiu em uma entrevista dada ao jornal Financial Times em 1982 pelo consultor de negócios Keith Oliver.

Ele resumiu em três palavras um dos grandes fenômenos que mudou a gestão das empresas nas últimas décadas. O conceito é baseado em duas ideias principais:

1- Os produtos vendidos ao consumidor são gerados a partir de um esforço coletivo que envolve várias organizações, membros da chamada cadeia de suprimentos.

2- As cadeias de suprimentos sempre existiram, mas as empresas só olhavam para dentro delas mesmas. Não prestavam atenção na complexidade envolvida da criação de um produto final, que passa pela matéria prima, diferentes processadores e transportadores.

Pensar o Supply Chain como um processo integrado levou essas organizações a um nível completamente novo. Quando começaram a compartilhar informações, elas perceberam o poder do trabalho em parceria.

Quais são os benefícios de uma boa gestão de Supply Chain nas empresas?

Atualmente, a gestão da cadeia de suprimentos tem um papel estratégico gigante nas companhias. Quando bem utilizada, tem um potencial enorme para reduzir custos e aprimorar a experiência do consumidor. Assim, entrega maior valor com menor gasto de recursos.

A gestão eficiente gera, por exemplo, parcerias com fornecedores e transportadoras a preços competitivos e com alto nível de serviço. Produtos são entregues no prazo e não há ocupação desnecessária de espaços. O resultado de um processo otimizado e inteligente é o aumento nos lucros e na satisfação do cliente, cumprindo assim o objetivo final de todo o processo.

 

Fonte: Inbrasc

chamar no WhatsApp
chamar no WhatsApp
Comercial Produttare www.produttare.com.br Online
Fale com a gente pelo WhatsApp
×