Plant Simulation: Diferentes aplicações e benefícios da ferramenta

Plant Simulation: Diferentes aplicações e benefícios da ferramenta

Blog da Produttare

Neste vídeo, Ariel Possebon, Consultor da Produttare, apresenta os benefícios da ferramenta Plant Simulation e suas diversas aplicações em diferentes tipos de empresa.

Mudanças de layout não dizem respeito somente a troca física da localização das máquinas de uma planta, mas também a mudança de processos do sistema de produção.

Entretanto, ao construir propostas de melhorias de layout, muitas dúvidas surgem quando a empresa se depara com altos investimentos. Assim, a simulação se torna uma alternativa eficaz para explorar as melhorias projetadas.

Este vídeo foi extraído do evento on-line "Sistema Toyota de Produção raiz e Indústria 4.0 - Caso Layout da Calçados Bibi". Clique aqui para assistir o webinar na íntegra.

 

Método para melhoria de layout

Ao mapear um processo produtivo é possível analisar o percurso de transformação que o material faz.

Para este mapeamento existem diversas metodologias, Ariel menciona o mapeamento do fluxo de valor de Shingo, no qual trata as operações que agregam valor como bolinhas verdes, espera de processamento por triângulo duplo, espera de lote por uma estrela, entre outros símbolos que referenciam o trajeto que o material percorre desde a matéria-prima até o produto acabado.

Com o objetivo de eliminar perdas, busca-se uma fábrica de bolinhas, ou seja, uma fábrica com somente operações de agregação de valor. Contudo, muitas empresas ficam em dúvida sobre como alcançar esta fábrica de bolinhas.

Existem diferentes metodologias, sendo que uma delas é desenhar novos macro e micro layouts. A metodologia deve abranger a coleta de dados, análise do fluxo e tempos, assim como a construção do layout em 2D e posterior simulação.

O ambiente de simulação auxiliará para a validação de ideias já concebidas, para testar outras novas ideias e apoiar a tomada de decisão sobre qual o melhor cenário a ser seguido.

 

Ferramenta para simulações de fluxo

A ferramenta de simulação utilizada pela equipe Produttare é o Tecnomatix Plant Simulation, que permite explorar eventos discretos para análise, visualização, simulação e otimização de fluxos produtivos e logísticos.

A simulação ajudará na identificação do efeito das decisões de layout baseando-se em dados quantitativos e não qualitativos, como determinação do gargalo, de estoques, filas, volumes e mix suportados pelo layout. O Tecnomatix Plant Simulation, pode ser aplicado em diferentes ramos de atividades da indústria como aeroportos, produção de bateria, fluxo logístico, automotiva, calçadista, entre outros.

Com a ferramenta adequada, você consegue analisar o gargalo, analisar o consumo de energia, diagramas de espaguete, modelagem de dados para ter curvas e estatísticas de cada operação. Contudo, o Tecnomatix Plant Simulation possui algoritmos para a própria simulação gerar alguns insights para melhorar modelo ou refinamento, experimentos, número ideal de trabalhadores, entre outros.

 

Casos de aplicação da ferramenta

É possível aplicar a metodologia de layout alinhada com simulação em diferentes segmentos.

A ferramenta permite simular desde o nível do posto de trabalho e do macro layout além do nível 3D, de acordo com cada caso e nível de simulação que se quer chegar.

Acompanhe, no vídeo, cases de sucesso de empresas de diversos ramos, como alimentos e cosméticos, que validaram a proposta de layout com aumento da capacidade instalada a partir da simulação.

A simulação surge na metodologia de mudança de layout para validar conceitos, responder perguntas e mostrar de forma ilustrativa, como no caso de empresas de autopeças, apresentado com riquezas de detalhes num ambiente 3D.

Também é possível construir um diagrama de espaguete, na simulação 2D e 3D, o qual traça o caminho percorrido por um produto, e assim estudar alternativas de layout para melhorar produtividade, volume de estoque, número de pessoas, como no caso de empresas de embalagens apresentado no vídeo.

Assim, com a simulação é possível analisar o fluxo de valor, transporte, inspeção, espera de lote, espera de processamento, agregação de valor e lead time, identificando benefícios de cada mudança de layout.

  

chamar no WhatsApp
chamar no WhatsApp
Comercial Produttare www.produttare.com.br Online
Fale com a gente pelo WhatsApp
×