Projeto de Lean é iniciado nas Unidades de Internação do Hospital Ernesto Dornelles (HED)

Projeto de Lean é iniciado nas Unidades de Internação do Hospital Ernesto Dornelles (HED)

Notícias da Produttare

Referência no sul do Brasil, o Hospital Ernesto Dornelles (HED) iniciou, no final de 2021, a implantação da filosofia Lean em seus processos assistenciais e de apoio. 

A primeira área a ter realizado o projeto foi a das Unidades de Internação (UIs) em dezembro de 2021. Através de um evento Kaizen de Diagnóstico do Fluxo de Valor (VSM), a equipe da Produttare trabalhou em conjunto com um grupo multidisciplinar formado por lideranças das próprias UIs do HED e de áreas com forte inter-relação com elas, tais como Nutrição, Farmácia, Fisioterapia, Gestão de Leitos entre outras.

Assim, foi possível identificar as principais perdas e problemas do fluxo das UIs (do Acolhimento do Paciente à Alta Médica/Administrativa), desenhar o Mapa do Fluxo de Valor Atual (VSM) dos processos que formam esse fluxo, propor sugestões de melhoria, priorizar as melhorias e detalhar um Plano de Ação capaz de guiar a implantação das melhorias pela Equipe Interna desse fluxo, além da geração do A3 do projeto Lean nas UIs com objetivo de comunicar, de se ter uma gestão à vista do projeto e de apoiar no processo de mudança para obtenção de fluxos mais eficientes, com maior produtividade das equipes e centrado no Paciente.

No total foram levantados 30 problemas/dores principais que geram perdas nos fluxos que formam a cadeia de valor das UIs e propostas 42 ações de melhoria para alavancagem dos resultados, sendo 9 ações do tipo Ver e Agir (implantadas em até 1 mês), 22 ações Prioritárias (implantadas em até 3 meses) e 11 ações Complexas (implantadas em até 6 meses).

Destaque para as ações de criação e implantação de uma Central de Transporte, que atenderá inicialmente as UIs e posteriormente terá seu atendimento ampliado para outras unidades assistenciais, bem como a criação e implantação de um processo de Pré-Alta do paciente, que busca otimizar o giro de leitos e aumentar a capacidade de atendimento do hospital com a mesma estrutura atual.

A implantação das ações de melhoria iniciaram em janeiro de 2022, com previsão de término em setembro de 2022.

chamar no WhatsApp
chamar no WhatsApp
Comercial Produttare www.produttare.com.br Online
Fale com a gente pelo WhatsApp
×