Operações de STP

Operações de STP

Blog da Produttare

O Mecanismo da Função Produção, forma como um sistema de produção deve ser analisado e estudado segundo Shingo e Ohno, construtores do Sistema Toyota de Produção, atualmente também conhecido como Sistema de Produção Enxuta ou Lean Manufacturing System, evidenciou a existência de dois eixos de análise. O eixo do processo, que corresponde ao fluxo da transformação da matéria-prima em produto e o eixo das operações, que corresponde ao fluxo das pessoas, máquinas e equipamentos que realizam essa transformação.

A estrutura das operações em um sistema de produção, de acordo com Shingo e Ohno, está representada na figura abaixo, sendo detalhadas na sequência.

Estrutura das operações

Operações que se repetem regularmente: correspondem às operações regulares e, assim, podem ser calculadas e padronizadas, sendo classificadas em operações de preparação (setup) e operações principais. As operações de preparação dividem-se em interna e externa. Operações internas são aquelas só podem ser realizadas com o equipamento parado, como por exemplo a troca de matrizes em uma prensa. Já as operações externas são aquelas que não necessitam da parada do equipamento para serem realizadas, como por exemplo, a busca da matriz da prensa. As operações principais dividem-se em essenciais e auxiliares. As operações essenciais são aquelas que agregam valor ao produto, como, por exemplo, o corte de um blank em uma prensa. Já as operações auxiliares são aquelas que não agregam valor, mas são necessárias para a realização das operações principais, como, por exemplo, o abastecimento e desabastecimento da matéria-prima em uma prensa.

Operações que não se repetem regularmente: correspondem as operações relacionadas às folgas das operações, podendo ser calculadas, sendo classificadas em operações ligadas ao pessoal e operações não ligadas ao pessoal. As operações ligadas ao pessoal dividem-se em folgas por fadiga e folgas físicas e higiênicas, como, por exemplo, respectivamente, períodos de descanso e idas ao banheiro. As operações não ligadas ao pessoal são aquelas relacionadas com as folgas nas e entre as operações. As folgas nas operações correspondem as atividades indiretamente ligadas à tarefa, como, por exemplo, checklist para início de operação de um equipamento. As folgas entre as operações correspondem ao trabalho indireto comum a várias operações, como por exemplo, abastecimento de materiais.

Inúteis: correspondem às operações desnecessárias, que não agregam valor ao produto e não são necessárias para a realização das operações que agregam valor. São as denominadas perdas ou desperdícios.

chamar no WhatsApp
chamar no WhatsApp
Comercial Produttare www.produttare.com.br Online
Fale com a gente pelo WhatsApp
×